Livros a Oeste | Festival do Leitor regressa à Lourinhã em maio

Foto: Facebook Município da Lourinhã

O Livros a Oeste | Festival do Leitor está de volta à Lourinhã, entre os dias 13 e 17 de maio, tendo esta edição como tema a “A HISTÓRIA É UMA ENCRUZILHADA”.

De acordo com o Município da Lourinhã, “num tempo de inquestionáveis mudanças, convidámos figuras de diferentes quadrantes e com olhares distintos, para participarem neste encontro multidisciplinar em que, como é ajuizado acautelar, são mais as perguntas que as respostas”.

A programação deste ano conta com conversas com autores, espetáculos para os mais novos, outros, imersivos com a comunidade, spoken word ou exposições. À semelhança de anos anteriores, haverá ainda uma Oficina para Professores e Educadores. 

Para a organização do evento, a ligação ao território local “continua a ser uma das preocupações no horizonte”, sendo que serão mais uma vez dinamizadas iniciativas como “Os cantos das palavras” e “A poesia é que nos salva”.

Para António Alberto Santos, vereador da Câmara Municipal com os Pelouros da Educação, Cultura e Cidadania, “a nossa aposta contínua na divulgação cultural e criação de novos públicos, assenta que nem uma luva num encontro desta natureza, uma oportunidade para juntar projetos e criadores de diferentes áreas, questionando a realidade, divulgando e debatendo, com a preocupação de abranger diferentes tipologias de audiência e registos complementares, que possa chegar a pessoas com diferentes sensibilidades e interesses”.

Já João Morales, programador do evento, afirma que “estamos numa época decisiva para definir o que será, não só o período que completa este século, mas as linhas definidoras de uma certa conceção de Humanidade, questionada e desafiada pelas transformações que o próprio ser humano produziu e infligiu em todo o planeta em que vivemos. Criámos problemas que só nós podemos resolver. Porém, cada decisão implica consequências”.