Lourinhã: 1.ª Mostra de Curtas de Surf acontece em outubro

O município da Lourinhã e o Praia Surf Clube vão realizar, em outubro, a 1.ª Mostra de Curtas se Surf. A iniciativa vai decorrer entre os dias 19 e 22 de outubro, no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, e pretende dar continuidade à ideia e ao desejo da Lourinhã vir a ser um concelho associado à cultura do surf corporativo e comunitário.

A organização pretende mostrar que “o surf e os desportos de ondas vão mais além da competição, tão demarcada na região Oeste”. Em comunicado, o município explica que, com esta iniciativa, reforça-se e sustenta-se esta ideia para o território, “estimulando a criatividade e dando lugar ao cinema, enquanto arte, como forma de pensar o mundo e as comunidades”.

A Mostra de Curtas de Surf vai incluir filmes, exibidos ou em competição. Podem incluir o que realmente é o surf (documental), o que podemos imaginar dele (ficção) ou como o representamos (animação).

Os filmes a competição, realizados em 2021, 2022 e 2023, não distribuídos comercialmente e com duração máxima de 15 minutos, podem ser submetidos até dia 31 de maio, aqui.

Para esta mostra estão definidos os seguintes prémios: Prémio Melhor Filme: 600 euros; Prémio Melhor Fotografia: 300 euros; Prémio Oeste: 300 euros; Prémio do Público: 200 euros. Adicionalmente, o júri do festival poderá também atribuir Menções Honrosas em cada categoria. As normas de participação podem ser consultadas aqui.