Urgência pediátrica do hospital de Torres Vedras fecha à noite a partir de abril

O serviço de urgência de pediatria do Hospital de Torres Vedras, do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), vai encerrar a noite a partir de abril. Na mesma situação estão os serviços de pediatria dos hospitais S. Francisco Xavier (Lisboa) e Beatriz Ângelo (Loures). No Oeste, vai continuar a funcionar, sem restrições, a urgência pediátrica do Hospital das Caldas da Rainha, que também integra o CHO.

Segundo a SIC Notícias, que cita a Agência Lusa, no âmbito da estratégia de reorganização do serviço de urgência de Pediatria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, a Direção Executiva garante que nenhum dos 14 Serviços de Urgência de Pediatria desta região encerra.

No entanto, o número de unidades fechadas durante a noite, entre as 21h e as 09h, aumenta para três, uma vez que o serviço de urgência do Hospital Beatriz Ângelo já estava fechado à noite e aos fins de semana por falta de profissionais.

A Direção Executiva do SNS explica que esta estratégia resulta de “longas semanas de trabalho, com os profissionais das várias instituições que estão no terreno, com a ponderação e diálogo necessários”. O objetivo, explicam, é a “construção de respostas que visam assegurar a proximidade e o acesso da população ao SNS”.