Lourinhã acolhe exposição sobre o Escutismo no Oeste

Depois dos municípios de Peniche e de Óbidos, é a vez da Lourinhã acolher a exposição itinerante “50 anos Núcleo do Oeste”. Uma mostra inserida nas comemorações dos 50 anos do núcleo que abrange 10 municípios (Lourinhã, Torres Vedras, Mafra, Peniche, Bombarral, Cadaval, Óbidos, Caldas da Rainha, Nazaré e Alcobaça).

A mostra reúne objectos históricos representativos dos 34 agrupamentos que compõem o núcleo e pretende dar a conhecer à comunidade o papel e a representatividade que o Escutismo tem na região.

Na mostra é possível ver alguns objectos escolhidos pelos dois agrupamentos de escuteiros do concelho. O escudo do Agrupamento 489 da Lourinhã foi um dos objectivos escolhidos para integrar esta mostra. Henrique Delgado, chefe deste agrupamento, explicou-nos a história por detrás deste escudo. 

Já o Agrupamento 1066 de Ribamar escolheu a placa identificativa da primeira sede. Um objecto, diz Ana Rosário, chefe deste agrupamento, que relembra todo o caminho percorrido. 

Na ocasião, José Tomé, vereador com o pelouro da Cultura na Câmara da Lourinhã, salientou a importância dos dois agrupamentos na formação dos jovens do concelho. 

A exposição “50 anos Núcleo do Oeste” está patente ao público na Galeria Municipal da Lourinhã. Com entrada gratuita, a mostra pode ser visitada até ao próximo sábado, dia 22. Depois da Lourinhã, a exposição segue para o Município de Torres Vedras.