Lourinhã: ADL distribuiu equipamentos informáticos a alunos do concelho

A Associação para o Desenvolvimento Local da Lourinhã (ADL) promoveu uma campanha para angariação de equipamentos informáticos para o ensino à distância. A iniciativa arrancou em Abril do ano passado e teve como objectivo fazer face às carências de alguns alunos, sem acesso a estes equipamentos, possibilitando assim as aulas à distância. Em entrevista à RCL, Filomena Frade, presidente da ADL, disse-nos que para além da falta de equipamentos, existem também dificuldades ao nível da cobertura da Internet e do conhecimento informático.

Filomena Frade explicou-nos que a identificação dos alunos ficou a cargo dos dois agrupamentos de escolas do concelho.

Segundo a responsável, no total, foram apoiados cerca de 55 alunos do concelho. Os equipamentos foram doados por empresas e por particulares, totalizando 10 portáteis, 50 computadores, 50 monitores, 50 teclados e ratos e mais 10 equipamentos diversos (como scanners). Foi também recebida uma doação significativa por parte da empresa Indra Sistemas Portugal, especializada em equipamentos informáticos.

Depois de recolhidos – e antes de serem entregues aos alunos –, os computados foram recondicionados por lojas de informática do concelho, para garantir que estavam em boas condições de utilização. Filomena Frade disse-nos ainda que nos últimos dias têm recebido vários pedidos de apoio, de particulares e instituições. Apesar de terem sido garantidos equipamentos por parte do Ministério da Educação, a presidente da ADL disse-nos que estão a ponderar fazer alguns contactos, para tentar angariar mais equipamentos informáticos, na tentativa de satisfazer os pedidos que têm recebido.