Lourinhã: funcionários da autarquia associam-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro

Foto: CML

O Município da Lourinhã associou-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), no movimento ‘Outubro Rosa’, com uma acção interna que envolveu os funcionários da autarquia. A iniciativa, promovida pela Coordenação de Recursos Humanos e Formação, pretendeu sensibilizar para prevenção e diagnóstico do cancro da mama.

Foi distribuída informação de sensibilização sobre o tema e feito um apelo à participação dos funcionários do município, para que comparecessem nos seus locais de trabalho, no dia 29 de Outubro, vestidos com uma peça de roupa ou acessório cor-de-rosa.

O município adquiriu ainda garrafas de Água do Vimeiro, criadas no âmbito do movimento ‘Outubro Rosa’. Das garrafas adquiridas no âmbito da campanha, 20% do valor reverte a favor da LPCC para ajuda na implementação do Programa de Rastreio do Cancro da Mama.

No âmbito da campanha ‘Outubro Rosa’, até à próxima terça-feira, dia 2 de Novembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro está a desenvolver na Lourinhã acções de rastreio gratuito. A Unidade Móvel está instalada junto ao edifício da autarquia, onde são realizadas mamografias. Os agendamentos para o podem ser feitos para o número 245 009 299 ou 915 999 890.

O movimento conhecido por ‘Outubro Rosa’ nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação na área.