Lourinhã: identificado surto no Lar da Atalaia e na Escola Básica da Marquiteira

11 utentes e duas funcionárias do Lar da Atalaia estão infectadas com Covid-19. O primeiro caso foi identificado na passada sexta-feira, dia 22. Depois de ter sido detectado o primeiro caso, foram testados todos os 44 residentes e 36 funcionários da instituição. Conhecido os resultados, quatro residentes tiveram resultado inconclusivo e 29 resultado negativo (que repetem na quarta-feira o teste), assim como os 34 funcionários que deram negativo.

Segundo Maria Graciete Portugal, presidente da direcção da instituição, todos os utentes estão assintomáticos.

A responsável considera que a situação está “controlada”, com o lar a funcionar dentro da normalidade, seguindo as normas e directrizes da Direcção Geral da Saúde. Dado ao surto identificado, as visitas encontram-se suspensas.

Para além do surto no Lar da Atalaia, foi também identificado, nos últimos dias, um surto na Escola Básica da Marquiteira. Segundo dados do município, o primeiro caso foi detectado no dia 20 deste mês. Este caso levou à testagem de todos os alunos, docentes e não docentes do 1.º e 3.º anos.

Na turma do 3º ano foram identificados sete alunos e um professor positivos, dois alunos com resultado inconclusivo e 15 alunos negativos. Após os resultados, explica o município, foram suspensas as actividades lectivas até 1 de Novembro. Tanto os alunos como o docente encontram-se em confinamento obrigatório no domicílio.

Já na turma do 1º ano, dois alunos testaram positivo. A turma mantém as actividades e os dois alunos positivos ficam em vigilância até alta clínica. O surto no estabelecimento de ensino levou ainda à testagem de outros dois professores e dois funcionários, todos eles com resultado negativo.

Os mais recentes dados do município dão conta de 63 casos activos, 31 pessoas em vigilância passiva, 67 em vigilância activa (em confinamento obrigatório decretado pela Autoridade de Saúde Local), 80 a serem acompanhados pelos médicos de família e 147 em isolamento.