Lourinhã: instalação de medidores de caudal de água afeta abastecimento em cinco freguesias do concelho
A partir desta segunda-feira, 27 de fevereiro, e até ao próximo dia 13 de março vão existir constrangimentos no abastecimento de água em algumas localidades do concelho da Lourinhã. Ao todo, são cinco as freguesias afetadas.
A primeira interrupção no abastecimento acontece esta segunda-feira, entre as 8h e as 17h. O corte de água vai afetar as localidades de Peralta, Montoito, Casal Labrusque, Areia Branca, Nadrupe, Bolardo, Matas, Capelas e Casal Novo, na União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia.
As restantes intervenções vão decorrer nos seguintes dias:
- 1 de março, entre as 8h e as 17h, na União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia, nas localidades de Nadrupe e Bolardo;
- 2 de março, entre as 8h e as 17h, na União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia, nas localidades de Matas, Capelas e Casal Novo, na freguesia da Moita dos Ferreiros, em Casal Mulato, Cantarola, Casal Misericórdia, Casal Perna Pau, na União de Freguesias de Miragaia e Marteleira, na localidade de Ribeira de Palheiros e na freguesia de Santa Bárbara nas localidades de Pregança, Casais Araújo, Barrocas, Ventosa, Casais Netos, Casais Fonte Lima, Casais Pia Mestre, Marquiteira, Santa Bárbara, Casal Santa Bárbara e Casal Porto Dinheiro.
- 7 de março, entre as 8h e as 17h, na freguesia de Santa Bárbara, nas localidades de Pregança, Casais Araújo, Barrocas, Ventosa, Casais Netos, Casais Fonte Lima, Casais Pia Mestre, Marquiteira, Santa Bárbara, Casal Santa Bárbara e Casal Porto Dinheiro;
- 13 de março, entre as 8h e as 17h, na União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, nas localidades de Pena Seca e Paço.
Em comunicado, o município explica que estas intervenções, à semelhança das anteriores, estão enquadradas no Projeto de Concepção e Implementação de Sistema de Controlo e Redução de Perdas na rede de distribuição e adução de água da Câmara Municipal da Lourinhã. Recorde-se que a operação tem o custo total de 671.974,00 euros, dos quais 403.185,00 euros advêm de capitais próprios da autarquia e 268.789,00 euros resultam do apoio financeiro da União Europeia. Colmatar as necessidades identificadas no sistema de abastecimento de água da Lourinhã está entre os objetivos da intervenção.