Lourinhã: município assinala Dia Europeu do Mar com acção de sensibilização ambiental

Alertar para a poluição dos oceanos e dos mares e para a problemática do lixo marinho são alguns dos objectivos da actividade que foi realizada hoje, em Porto Dinheiro, com os alunos da Escola Básica Salvador Leonardo Ferreira. A iniciativa decorreu no âmbito do Dia Europeu do Mar, que se assinala hoje.

João Serra, vereador na Câmara Municipal com as áreas da Gestão do Litoral e Ambiente, referiu que a educação é um pilar fundamental para a preservação e consciencialização ambiental.

Mauro Antunes considera que é fundamental existir uma maior literacia dos oceanos. O presidente da Junta de Freguesia de Ribamar considera necessário educar as crianças sobre as dinâmicas relacionadas com o mar.

A Junta de Freguesia está também a trabalhar para que a Escola de Ribamar possa integrar o programa da Escola Azul – um projecto educativo do Ministério do Mar que pretende promover a literacia dos oceanos, criando gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano. O programa era para ter arrancado este ano, mas acabou por não se concretizar por causa da pandemia.

No âmbito das actividades do Dia Europeu do Mar, os alunos realizaram uma limpeza na Praia de Porto Dinheiro. Foi também dinamizada uma actividade com a Associação de Desenvolvimento e Apoio às Pescas de Porto Dinheiro que falou aos alunos sobre as piscinas naturais existentes na zona da malhada.