Lourinhã: município executou derrocada controlada na arriba da Praia de Porto Dinheiro
O Serviço Municipal de Proteção Civil da Lourinhã, em articulação com Agência Portuguesa do Ambiente os Bombeiros Voluntários da Lourinhã, a Capitania do Porto de Peniche e a Junta de Freguesia de Ribamar, realizou no passado dia 3 de agosto uma derrocada controlada na praia de Porto Dinheiro, na freguesia de Ribamar.
Em comunicado, a autarquia refere que na sequência desta ação, o Serviço Municipal de Proteção Civil, através do vereador João Serra, que acompanhou os trabalhos, “lançou o desafio aos agentes locais de proteção civil e entidades cooperantes no sentido de se proceder à elaboração de um Plano Local de Ação Conjunta para Execução de Derrocadas Controladas ao longo dos 12 quilómetros de costa” do concelho.
“As derrocadas controladas são uma prática preventiva que permite aumentar o nível de segurança de pessoas e bens”, uma vez que a estabilidade de arribas é imprevisível, fruto da variabilidade natural destas estruturas. Neste sentido, esclarece o município, o Serviço Municipal de Proteção Civil e a Agência Portuguesa do Ambiente “procedem frequentemente à observação das arribas rochosas e ao registo sistemático dos movimentos de massa (desmoronamentos)”.