Lourinhã recebe, em Dezembro, o I Encontro de Saúde Mental Álvaro Carvalho

O Concelho da Lourinhã vai acolher, em Dezembro, o I Encontro de Saúde Mental Álvaro Carvalho, em homenagem ao percurso do médico psiquiatra e psicoterapeuta lourinhanense que morreu em 2018. O anúncio foi feito este domingo pela autarquia, no Dia Mundial da Saúde Mental.

Em comunicado, a Câmara Municipal explica que a iniciativa pretende “responder aos apelos e necessidades actuais em saúde mental, dando continuidade a outros eventos e actividades em curso” e, em simultâneo, “prestar homenagem ao percurso do médico psiquiatra e psicoterapeuta Álvaro Carvalho (…), considerado como uma das figuras marcantes da saúde mental em Portugal nos últimos 40 anos”.

“Entre a Pandemia e o Pandemónio” é o mote do primeiro encontro, onde vão ser partilhados conhecimentos e experiências de intervenção em Saúde Mental Comunitária, desde acções promotoras da saúde, a intervenções preventivas, terapêuticas e de reabilitação. O I Encontro de Saúde Mental pretende revisitar a importância dos vínculos afectivos, “que nos tempos actuais sofreram desregulações, impostas pelo isolamento físico”.

O primeiro encontro está marcado para 11 de Dezembro, numa iniciativa de periodicidade anual, com a colaboração da Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO).