Lourinhã: tenente-coronel João Fonseca é o novo comandante do Comando Territorial de Lisboa da GNR

Foto: GNR

O lourinhanense João Fernando Clara da Fonseca é o novo Comandante do Comando Territorial de Lisboa da Guarda Nacional Republicana (GNR). A cerimónia de tomada de posse aconteceu no início desta semana, no Quartel dos Paulistas, em Lisboa, e foi presidida pelo Comandante Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General José Manuel Lopes dos Santos Correia.

O tenente-coronel João Fernando Clara da Fonseca é natural da Lourinhã e tem 47 anos. É Mestre em Ciências Militares, na especialidade Segurança (GNR), licenciado Ciências Militares na especialidade de GNR, tem uma Pós-Graduação em Estudos Avançados em Direito e Segurança, conferindo o Título de Auditor de Segurança Interna, uma Pós-Graduação Ciências Militares Segurança e Defesa, uma Pós-graduação em Ciências Militares e Policiais, o Curso de Estado Maior Conjunto, e o Curso de Defesa Nacional.

Em comunicado, a GNR refere que ingressou no quadro permanente da GNR em 1995, tendo desempenhado várias funções ao longo da sua carreira profissional, das quais se destacam: 2.º Comandante do Comando Territorial de Lisboa; Chefe da Divisão de Comunicação e Relações Publicas da GNR; Adjunto do Gabinete do General Comandante Geral da Guarda Nacional Republicana; Assessor do General Comandante Operacional da Guarda Nacional Republicana; Adjunto da Seção de Operações, Informações e Relações Públicas da Unidade de Ação Fiscal; Comandante do Destacamento Fiscal de Peniche; Comandante do Destacamento Fiscal de Ação e Pesquisa de Lisboa e Adjunto da Seção de Operações do Comando da Brigada Fiscal. “Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações”, sublinha a GNR.

O Comando Territorial de Lisboa é responsável pelo cumprimento da missão da GNR no distrito de Lisboa, tendo ao seu encargo uma área de policiamento de 2 161 quilómetros quadrado e uma população de 481 581 habitantes. O Comando Territorial de Lisboa possui cinco Destacamentos Territoriais sediados em Alenquer, Mafra, Sintra, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, com um total de dois subdestacamentos Territoriais, 20 Postos Territoriais e dois Postos de Fiscais, três Destacamentos de Trânsito sediados no Carregado, Carcavelos e Torres Vedras e um Destacamento de Intervenção sediado em Mem Martins.