Lourinhã: trabalhadoras de limpeza protestam pelo pagamento de salário em atraso

Um grupo de 8 trabalhadoras de limpeza, ao serviço da empresa KG Services, que habitualmente desempenham funções na Câmara Municipal da Lourinhã, esteve esta manhã (12 de Outubro) em protesto, em frente ao edifício sede da autarquia, reclamando o pagamento do salário em atraso (referente ao mês de Setembro).

Luciana Mendes contou-nos que não trabalham desde a passada sexta-feira, depois da KG Services ter rescindindo o contrato com a autarquia.

Os motivos do protesto vão para além do salário em atraso. As trabalhadoras também não tiveram direito a férias e alegam, ainda, que a empresa deixou de fazer os descontos na Segurança Social em Julho.

As 8 trabalhadoras (todas elas efectivas) têm agora questões quanto ao futuro do seu posto de trabalho. Em Junho houve um novo concurso público para a contratação de uma empresa de limpeza que ficaria afecta à autarquia. A KG Services perdeu o concurso, ganho pela empresa local Brilho à Chuva.

Sofia Cabral Lopes, advogada da empresa Brilho à Chuva, explicou que as trabalhadoras, ao abrigo da lei, devem transitar de uma empresa para a outra.

A advogada explica-nos que a situação está a ser analisada entre as partes, uma vez que por se tratar de uma empresa local tem as suas próprias funcionárias, ficando assim com excedente de mão-de-obra.

As 8 funcionárias continuam a lutar pelos seus direitos, cumprindo o horário de trabalho no exterior da Câmara Municipal da Lourinhã.