Tomaram posse os novos órgãos sociais da ACL: Jorge Martins Sousa é o novo presidente

Foto: Membros da direcção da ACL

É com abertura e dinamismo que a nova direcção da Adega Cooperativa da Lourinhã (ACL) assume a presidência da instituição. Jorge Humberto Martins Sousa é o novo presidente da cooperativa lourinhanense, sucedendo no cargo a André Baltazar que assumiu a presidência em Agosto do ano passado. A lista encabeçada por Jorge Martins Sousa foi a única apresentada ao acto eleitoral, que aconteceu no domingo, tendo reunido 15 votos a favor, 2 votos contra e 5 nulos.

Os novos corpos sociais da cooperativa tomaram posse na segunda-feira, com a direcção a inteirar-se, nestes primeiros dias, dos problemas que a adega enfrenta. Na lista de prioridades está a aquisição de garrafas para engarrafamento, como nos disse o novo presidente da instituição. Uma situação que a direcção considera “imperdoável”.

A nova direcção deixou críticas à direcção cessante por não ter aceite, este ano, as uvas dos produtores, num anúncio que consideram ter sido feito em cima da hora. Tornar a adega autónoma é um dos objectivos para o futuro da cooperativa.

Os novos membros enalteceram ainda o “trabalho extraordinário” desempenhado pelas quatro funcionárias da adega, que conhecem o espaço “por dentro e por fora”.

Jorge Sousa (presidente da ACL) com as funcionárias da cooperativa

Agricultor de profissão, Jorge Humberto Martins Sousa tem 60 anos, reside no Sobral e é um dos produtores associados da Adega Cooperativa da Lourinhã. Fazem ainda parte da nova direcção (eleita para o triénio 2021/2023) João Manuel Antunes Reis (Secretário) e Jorge Manuel Henriques Cândido (Tesoureiro). São suplentes Renato Gouveia e Gregório dos Reis Andrade. Para a Assembleia-geral foi eleito Fernando Oliveira como Presidente, Carlos Santos como Vice-presidente e Manuel da Silva Conceição Santos como Secretário. Já o Conselho Fiscal é composto por João Daniel Sousa Antunes Reis como Presidente, Rui Pedro Gomes Baptista como Secretario e Jorge Humberto Sousa Costa como Vogal. São suplentes José Marcelino Marques Oliveira e Manuel Baptista de Sousa.