Manual do Investidor da Diáspora apresentado no 2º Encontro da Diáspora Lourinhanense

O Salão Nobre dos Paços do Município acolheu, na manhã de sexta-feira, o 2º Encontro da Diáspora Lourinhanense. Na ocasião, José Tomé, vice-presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, recordou o 1º Encontro da Diáspora Lourinhanense, que aconteceu há 2 anos, e destacou o contacto desenvolvido entre a autarquia e a Diáspora.

Filipa Ponces, diretora do Serviço Regional do Porto da Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, descreveu o trabalho desta estrutura do Ministério dos Negócios Estrangeiros e enfatizou o protocolo celebrado com o Município da Lourinhã:

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, deixou uma mensagem gravada para este encontro, onde elogiou a autarquia lourinhanense pela dinamização deste evento:

Terminada a Sessão de Abertura foi a vez de Bruno Pereira usar da palavra, em representação do Geoparque Oeste. O paleontólogo destacou a evolução do nosso território ao longo do tempo.

No seguinte painel, Ana Oliveira, Técnica Superior do Município da Lourinhã, apresentou o Manual do Investidor da Diáspora, ferramenta que considerou reunir toda a informação para um investidor que procure o nosso concelho:

O terceiro painel teve como tema as “Estruturas Locais de Apoio ao Investimento”, abordando o Gabinete de Inserção Profissional da Lourinhã, a Startup Lourinhã e o Gabinete de Apoio ao Empresário.

Na ocasião foram ainda ouvidos testemunhos de investidores da Diáspora: Paulo Jorge Santos, da Paulo Santos Projetos; Sandra Alfares, da Serena Vista, e Fernando Luz, da Listor. Os intervenientes destacaram como mais-valias de ter atividade profissional na Lourinhã a proximidade com Lisboa, as infraestruturas locais, a hospitalidade, a proximidade ao mar e a qualidade de vida no nosso concelho. Concordaram igualmente no excesso de burocracia que ainda existe no nosso país.

O Vereador da Câmara Municipal da Lourinhã João Serra encerrou a sessão, enfatizando a importância de acolher de novo os nossos emigrantes:

O Manual do Investidor foi apresentado neste 2º Encontro da Diáspora Lourinhanense e poderá ser consultado no Portal do Munícipe.