Mau tempo: Serviço Municipal de Protecção Civil da Lourinhã deixa alerta

O Serviço Municipal de Protecção Civil da Lourinhã emitiu um aviso à população para a possibilidade de ocorrência de inundações em meios urbanos no locais historicamente mais vulneráveis. O alerta surge no seguimento da informação disponibilizada pelo IMPA que aponta, para os próximos dias, para precipitação persistente e forte. 

Piso rodoviário escorregadio por eventual formação de lençóis de água e cheias rápidas em meio urbano são alguns dos “efeitos espectáveis” apontados pela Protecção Civil Municipal. É deixado ainda o alerta para a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem e dificuldades de drenagem em sistemas urbanos nomeadamente as verificadas em períodos de praia-mar. Poderá ainda ocorrer a queda de ramos ou árvores, bem como de afectação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia, danos em estruturas montadas ou suspensas e, ainda, possíveis acidentes na orla costeira.

“O eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado”, relembra a autarquia, sobretudo através da adopção de comportamentos adequados. Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados, a adopção de uma condução defensiva, não atravessar zonas inundadas, ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas são algumas das recomendações deixadas. 

O Serviço Municipal de Protecção Civil da Lourinhã pediu ainda a todas as juntas de freguesia e aos Serviços Operacionais Municipais (Divisão de Águas e Ambiente e Coordenação de Obras Municipais), para a “colocação de meios e recursos em disponibilidade permanente”.