Lourinhã: GEAL faz doação de réplica de ovo e dentes de dinossauro ao Museu Nacional do Rio de Janeiro

Foto por Francisco Costa

Uma réplica de um ovo e dentes de dinossauros da Lourinhã foram as primeiras peças doadas pelo GEAL – Museu da Lourinhã ao Museu Nacional do Rio de Janeiro. Alenxander Kellner, director do Museu Nacional, esteve esta semana no nosso concelho com o objectivo de conseguir apoio de instituições locais para reerguer o museu. Recorde-se que grande parte do espólio do Museu Nacional ficou destruído, na sequência de um incêndio em Setembro de 2018.

O Museu da Lourinhã vai também doar um conjunto de réplicas de pterossauros e dinossauros do Jurássico da Lourinhã, assim como originais de vários fósseis, como pegadas e cascas de ovos de dinossauros. Vital do Rosário, presidente da direcção da instituição lourinhanense, explica em comunicado, que as peças vão ser cedidas num regime de empréstimo sem termo. Quer isto dizer, que a propriedade continuará a ser do Museu da Lourinhã, “mas vão para o Rio de Janeiro sem data prevista de retorno.”

Quanto à decisão final sobre o empréstimo dos fósseis originais, “têm ainda de ser ouvidos os técnicos e a Assembleia Geral da instituição”, esclarece Vital do Rosário.