Memorial em Peniche integra guia turístico sobre catástrofes em Portugal através de monumentos

A Volta ao Mundo em 80 Catástrofes‘ é o nome do novo projeto do coletivo internacional ‘Left Hand Rotation’ que conta com um capítulo dedicado a Portugal e um documentário gravado em espaços afetados. O memorial aos antigos presos políticos, em Peniche, é um dos 24 monumentos que integra o guia.

Da ideia, que surgiu em 2010, resultou um guia turístico com retratos de memoriais e monumentos ligados a catástrofes por todo o mundo, que o coletivo considera irónico, reconhecendo que alguns turistas visitam espaços de morte e tragédia, muitas vezes sem perceber as origens e causas das catástrofes.

Com a produção da Associação Cósmica, o guia foi impresso e dá a conhecer, num capítulo, 24 monumentos de Portugal, como a Cruz do Calvário, em Sesimbra, a Capela dos Ossos de Campo Maior, o memorial em homenagem aos Pescadores da Lagoa de Santo André, em Santiago do Cacém, e o memorial aos antigos presos políticos, em Peniche.

O documentário ‘Monumento Catástrofe’, gravado também no nosso país, é um complemento do guia internacional e retrata uma viagem pelos espaços de desastre, histórias e memórias das mortes coletivas, onde o caos é abordado como uma manifestação de interesses políticos.

Em declarações à Agência Lusa, citado pelo Jornal de Notícias, o coletivo ativista, que se encontra em Lisboa desde 2011, entende a catástrofe como um processo em curso, com história e causas políticas, humanas, económicas e ontológicas, questionando o porquê da criação de monumentos ligados a genocídios, guerra, atentados e escravatura, quando as causas das catástrofes acabam por ser ignoradas.