Mercado Medieval de Óbidos regressa à vila de 21 a 31 de julho

O Mercado Medieval de Óbidos regressa este ano à vila, de 21 a 31 de julho, numa edição dedicada às festas, romarias e tradições da idade média.

Depois de dois anos de interregno, devido à pandemia, a Câmara de Óbidos, decidiu retomar o evento que, na sua 19.ª edição decorrerá todos os dias da semana, aproveitando o cenário natural da Cerca do Castelo e da vila.

O regresso ao formato de dez dias seguidos, depois de algumas edições em que o certame decorreu de quinta-feira a domingo, foi decidido “em concordância com todos os envolvidos”, tendo como objetivo “criar melhores condições e oferecer a todos os visitantes do evento o verdadeiro espírito medieval, vivenciando experiências únicas”, explica, em comunicado, o presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel.

Para o autarca, “retomar um evento com a importância que o Mercado Medieval tem” para o território de Óbidos, é “um sinal de confiança” que pretende “passar para todos os comerciantes, associações, coletividades e demais agentes envolvidos, neste que é considerado um dos melhores a nível nacional”.

Sob o tema “Festas, romarias e tradições”, o evento regressa à vila com “mais atividades, como a aposta na recriação da vivência medieval, com a existência de mestres e ofícios”, dando ao visitante a oportunidade de “ser parte da aldeia”.

Entre as novidades desta edição está um mercado da lã, que pretende mostrar a importância da pastorícia na Idade Média, desde o aproveitamento da lã, da pele e dos derivados do leite.

Ao longo de dez dias, o certame dá ainda especial destaque ao poder da religião na Idade Média e a toda a sua vertente mais profana, num recinto onde todos os dias haverá animação e uma oferta gastronómica alusiva ao período medieval, com as coletividades e associações do concelho a dinamizar as tasquinhas espalhadas pelo recinto.

O mercado vai funcionar de segunda a quinta-feira entre as 17h e as 00h, às sextas-feiras entre as 17h e as 02h, aos sábados entre as 11h e as 02h e aos domingos entre as 11h e a meia-noite.

As entradas para o certame têm o preço de 10 euros para os adultos, cinco euros para as crianças e oito euros para os trajados à época, que podem alugar trajes medievais na vila.