Moção do PSD Oeste aprovada no Congresso Nacional do partido

O PSD Oeste levou ao 38.º Congresso Nacional do partido, uma moção que defende o investimento público na região Oeste.

Na moção, intitulada “É urgente investir”, Duarte Pacheco, presidente do PSD Oeste refere que o abandono da região pelo poder central é evidente na “ausência de preservação do património, na degradação das escolas, na deterioração da rodovia, na morte lenta da Linha do Oeste e no descalabro do Centro Hospitalar do Oeste”.

A moção, aprovada pela maioria dos congressistas,  refere que é urgente o incentivo à fixação de médicos, nos cuidados primários e no Centro Hospitalar do Oeste – algo essencial para que a região disponha dos recursos humanos adequados à garantia do acesso à saúde.

A construção do novo hospital do Oeste é outro dos assuntos abordados na moção, com os social-democratas a defender que a construção da infra-estrutura não pode ser adiada “porque o governo não tem coragem para decidir”.

Para os sociais-democratas é também urgente a concretização dos investimentos na modernização e eletrificação da Linha do Oeste, repetidamente adiados, e a alteração do traçado a partir da Malveira (com ligação directa a Lisboa), de modo a garantir uma redução do tempo de deslocação dos cidadãos. O PSD Oeste defende ainda a inclusão do transporte ferroviário na política de apoio à aquisição de passes, de modo a tornar atractiva a ferrovia para passageiros.

Recorde-se que a comissão política do PSD Lourinhã já tinha saudado a aprovação da moção da Distrital Oeste.