Município da Lourinhã assinalou Dia Internacional da Proteção Civil com atividades abertas à população

O município da Lourinhã assinalou ontem, 1 de março, o Dia Internacional da Proteção Civil com algumas atividades direcionadas para a população quer decorreram em frente à Câmara Municipal. No âmbito da iniciativa, foi realizado um simulacro de incêndio no edifício dos Paços do Concelho e um exercício de desencarceramento de veículo capotado. Entre as iniciativas realizadas, conta-se também a realização de ações de manuseamento de extintores e abordagem de um foco de incêndio, abordagem de vítimas e colocação em posição lateral de segurança.

No âmbito da iniciativa foram ainda distribuídos folhetos informativos com medidas de prevenção e segurança, bem como os manuais pedagógicos “Crescer em Segurança” e o jogo para crianças com o tema “Lourinhã vila resiliente”.

Estas ações, com exceção feita à evacuação do edifício do município, foram abertas à população. Em comunicado, a autarquia explica que o objetivo da iniciativa, dinamizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, foi de “apelar à consciencialização de para a prevenção de riscos e adoção de medidas de autoproteção, sendo o cidadão o 1.º Agente
de Proteção Civil”.

As ações foram realizadas em estreita articulação com os Bombeiros Voluntários da Lourinhã e Guarda Nacional Republicana, envolvendo um veículo urbano de combate a incêndios, um veículo de comando e comunicações, uma ambulância de socorro por parte dos Bombeiros, e um veículo e uma motorizada por parte da GNR, bem como o veículo e a Unidade de Apoio Logístico e Comunicações do Serviço Municipal de Proteção Civil.

As atividades foram acompanhadas pelo presidente da Câmara Municipal, do coordenador municipal de Proteção Civil e do comandante dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã.