Município da Lourinhã distinguido com Bandeira Verde ECO XXI
O Município da Lourinhã foi distinguido com a Bandeira Verde ECO XXI. A cerimónia de divulgação de resultados decorreu ontem, 16 de Dezembro, em formato digital.
Nesta edição, o Município da Lourinhã recebeu uma pontuação de 73%. Segundo a Câmara Municipal, esta foi “a maior percentagem verificada nos últimos 5 anos, fruto do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município”, em prol da sustentabilidade e promoção de boas práticas de consciencialização ambiental.
O Município de Torres Vedras também foi distinguido com o galardão, sendo o único da região Oeste que integra o grupo de nove municípios – dos 56 distinguidos – que alcançaram um índice igual ou superior a 80% no programa.
Este ano 62 municípios apresentaram candidaturas, mais nove do que em 2019, sendo que 14 participaram pela primeira vez. Dos 62 candidatos, 56 municípios conquistaram a Bandeira Verde Eco XXI por terem atingido um índice igual ou superior a 50%, enquanto seis não conseguiram atingir os objectivos mínimos para serem distinguidos.
O programa Eco XXI foi implementado em 2005 pela Associação Bandeira Azul da Europa e visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal, através da avaliação, por um conjunto de peritos, de 21 indicadores nas áreas ambiental, social e económica.