Município da Lourinhã estabelece contrato de cedência em regime de comodato com a St. Casa da Misericórdia da Lourinhã

Foto: Facebook Município da Lourinhã

O Município da Lourinhã estabeleceu um contrato de cedência em regime de comodato com a Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã, para cedência gratuita de parte do prédio situado na Rua Dr. Francisco Sá Carneiro. Esta cedência, formalizada no passado dia 1, tem como objetivo “possibilitar o funcionamento do projeto Academia Cultural Sénior da Lourinhã”, considerado pela autarquia de “relevante interesse social”.

O contrato, assinado pelo presidente da Câmara Municipal, João Duarte de Carvalho, e por Vanda Oliveira e Márcia Aguiar, provedora e tesoureira da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã, respetivamente, é válido até ao final de 2027, se não denunciado em data anterior.

Esta cedência vem suprir a necessidade, por parte da instituição lourinhanense, de realocar a Academia Cultural Sénior da Lourinhã e de alargar ações de convívio, lazer, socioculturais e pedagógicas, uma vez que as instalações que ocupava na antiga Escola Básica do 1º ciclo da Lourinhã, passaram a ser utilizadas em setembro do ano passado para ações da Componente de Apoio à Família, face ao aumento do número de alunos nas escolas básicas do nosso concelho.

Tendo em conta o gradual envelhecimento da população e a incapacidade financeira da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã em arrendar um espaço para instalar a Academia Cultural Sénior, o que levaria ao encerramento do projeto, a autarquia entendeu ceder novas instalações, de forma a “possibilitar que os cerca de 100 seniores que frequentam cada ano letivo continuem a usufruir daquele instrumento de promoção do envelhecimento ativo e saudável”, contribuindo para combater o isolamento social e promovendo o bem-estar físico e mental dos idosos.