Município de Torres Vedras e ISCTE assinam protocolo de formação e investigação

O Município de Torres Vedras assinou um protocolo de cooperação com o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), com vista à aposta na formação e enriquecimento das competências de autarcas, dirigentes e técnicos municipais, que vão poder beneficiar de condições especiais de acesso a cursos do ISCTE.

Segundo explica a Câmara Municipal, vão ser garantidas, anualmente, vagas em cada mestrado destinadas a funcionários municipais, que terão acesso a descontos na propina de frequência daquele ciclo de estudos.

O documento, assinado na passada sexta-feira (4 de Fevereiro), pretende ainda promover a investigação, com o protocolo a contemplar a criação de uma bolsa de projetos de investigação. Esta bolsa irá articular a produção científica do ISCTE com as necessidades do município, que irá identificar as áreas de estudo que devem ser aprofundadas. Paralelamente, o instituto irá promover seminários itinerantes, encontros autárquicos, workshops e mostras anuais de estudos autárquicos.

A cooperação prevê também o enriquecimento da formação dos alunos de mestrado do ISCTE, através de programas de estágios no município que proporcionem experiências de aprendizagem em contexto profissional.

Complementarmente, o protocolo de cooperação prevê a realização de pequenos estudos de consultoria que respondam a necessidades identificadas pelo Município, ações que promovam o empreendedorismo local e a inovação empresarial e a organização de cursos de curta duração com o formato de “escolas de inverno ou verão”.