Município do Bombarral presta homenagem a presos políticos do concelho

O Município do Bombarral prestou homenagem aos Presos Políticos Bombarralenses com a inauguração de um memorial, no âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de abril.

Instalado no Largo 25 de abril, no centro da Vila, este memorial presta homenagem a 28 presos políticos do Bombarral, entre os quais, Adelino Marques Ferreira, que esteve preso durante 540 dias e marcou presença na inauguração do monumento, no passado dia 25 de abril.

Segundo palavras de Ricardo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Bombarral, “este memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses”

Paralelamente à inauguração, o dia da revolução dos cravos foi celebrado com a Sessão Solene da Assembleia Municipal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e com o Hastear das Bandeiras no edifício da Câmara Municipal e na sede da União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo.

A sessão solene contou, para além da intervenção dos partidos representados na Assembleia Municipal, com a atuação do Coro Vox Feminis do Círculo de Cultura Musical Bombarralense e com um momento de poesia protagonizado pelos alunos do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó. Também a presidente da Associação de estudantes do agrupamento foi desafiada a participar nesta sessão comemorativa, Matilde Nunes interveio sobre o que representa o 25 de abril e qual o simbolismo que esta comemoração tem para os jovens nos dias de hoje.

O Município do Bombarral desenvolveu no mesmo dia 2 tertúlias com temas ligados a abril, o primeiro sublinhado à temática “Mulheres e o 25 de abril”, e o segundo debruçado sobre “O movimento estudantil no período do 25 de abril”.