Município promoveu o 1º Encontro da Diáspora Lourinhanense

Na manhã desta 6ª feira, 21 de Julho, o Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu o 1º Encontro da Diáspora Lourinhanense.  José Tomé, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, apresentou o objetivo do encontro na abertura dos trabalhos que decorreram durante 3 horas.

No encontro esteve presente Marina Mürier, Presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços Suiça – Portugal, com sede em Genebra, e falou das várias iniciativas realizadas na Suiça para promover, sobretudo, o setor imobiliário e também os produtos de excelência portugueses. Aproveitou a ocasião para destacar dois eventos próximos: um deles sobre a zona centro de Portugal que vai acontecer em setembro, bem como a presença de investidores suíços no nosso país, em setembro do próximo ano.

Paulo Cafofo, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, referiu-se ao potencial do país e da região em várias áreas e à necessidade de ampliar as oportunidades de investimento que possam existir para os portugueses que residem no estrangeiro.

Cristina Coelho, Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, fez a Apresentação do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora, referindo-se aos programas específicos de apoio e incentivo ao investimento, também à criação recente de “veículos facilitadores do acesso e da informação dentro do Portugal 2030”, nomeadamente, o Balcão dos Fundos e a Linha dos Fundos. Outra das medidas ao alcance dos emigrantes, que é um apoio financeiro à mobilidade e ao transporte de bens, prolongado até 2026 é o programa Regressar, exemplificado por Cristina Coelho.

Na sequência da intervenção do público e ao serem apontadas algumas dificuldades com o excesso de burocracia e entraves com o digital, Cristina Coelho apontou o “Espaço Cidadão” como uma solução de proximidade.

O 1º Encontro da Diáspora Lourinhanense contou, no final, com um painel de convidados com a partilha de testemunhos e experiências da diáspora: David Batista, Hélia Nunes e Dinis Silva.

David Batista ligado à construção e ao imobiliário, Hélia Nunes à restauração e Dinis Silva ao alojamento, com uma surf house, partilharam as suas experiências no investimento que fizeram e fazem na Lourinhã, bem como referiram o apoio que tiveram do Município na implementação dos seus negócios, sem considerarem entraves de maior à sua implementação, todavia apontaram possibilidades de melhoria.

João Serra, Vereador do Município da Lourinhã encerrou o 1º Encontro da Diáspora Lourinhanense, salientando a criação, há cerca de 4 anos, do Gabinete de Apoio ao Emigrante, como um espaço onde todos podem recorrer para obter informação e apoio.

Na sua intervenção, João Serra lembrou ainda que, na próxima semana, terá lugar a visita de avaliação por parte de auditores da UNESCO e é importante que as pessoas saibam o que é um Geoparque. Miguel Reis Silva, Coordenador Executivo do Aspirante Geoparque Oeste, deixou essa explicação, no 1º painel da sessão.

O 1º Encontro da Diáspora Lourinhanense continua acessível online, seja pelo Facebook do Município da Lourinhã ou através da página da RCL.