‘Na Lourinhã cabe o mundo’: município associa-se às Jornadas Europeias do Património

‘Na Lourinhã cabe o mundo’ é o mote da iniciativa que vai decorrer no concelho no âmbito das Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas à temática ‘Património Inclusivo e Diversificado’. O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), em parceria com a Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo, irá dinamizar uma iniciativa de dois dias, esta sexta-feira e sábado (1 e 2 de Outubro).

O objectivo da iniciativa, dirigida à comunidade em geral e em particular a alunos,
professores, Agrupamentos de Escolas e a toda a comunidade estrangeira residente, passa
por dar a conhecer, valorizar e melhor acolher, a diversidade existente no concelho da
Lourinhã, território escolhido por cidadãos estrangeiros de 62 países/nacionalidades para
viver, trabalhar e estudar.

Vai ser instalada uma tenda entre o Pórtico e a Árvore das Geminações, junto ao edifício da Câmara Municipal, com informações e actividades, materiais de informação e sensibilização para a diversidade linguística da Europa; materiais sobre a União Europeia, seus cidadãos, mitos e contos; curiosidades sobre várias línguas e países do mundo; é possível conhecer as bandeiras ouvir os hinos de todos os países do mundo e há um Mapa Mundo para os visitantes assinalarem os países onde viveram.

A iniciativa vai ainda promover a campanha ‘Livros do Mundo’, solicitando aos cidadãos do concelho, nativos e estrangeiros, a doação de livros em línguas estrangeiras, contribuindo para aumentar e diversificar a “Estante de Livros do Mundo” da Biblioteca Municipal.