Nazaré: Prática de surf interdita na Praia do Norte

A prática de actividade de surf está interdita, deste quarta-feira, dia 4 de Novembro, na Praia do Norte, na Nazaré. A determinação partiu da Capitada do Porto da Nazaré, com base num parecer negativo das autoridades de saúde, pelo perigo de saúde pública.

De acordo com o Público, que cita a Agência Lusa, o despacho interdita a prática desta actividade, devido “à promoção da aglomeração de público, que constitui um risco acrescido para a saúde pública”, no actual contexto de pandemia.

O capitão do Porto, Zeferino Henriques, explicou que “os serviços de protecção civil da autarquia questionaram as autoridades de saúde sobre a necessidade de estabelecer um plano de contingência”, uma vez que teve início na passada segunda-feira o período de espera do Nazaré Tow Surfing Challenge, evento da Liga Mundial de Surf.

O parecer do delegado de saúde, validado pelos organismos regionais da Direcção-Geral de Saúde (DGS) “apontou para um risco real para a saúde pública, dada a elevada concentração e circulação de pessoas.”

O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, adiantou que a autarquia “está a ultimar um Plano de Contingência para os dias de free surf (os eventos não organizados), para controlar o número de espectadores”.

O plano que vai ser apresentado à DGS prevê limitar “a presença de 2.500 pessoas espalhadas por uma área, entre a zona do farol e o areal da Praia do Norte”.