Nova Espécie de Dinossauro descoberta na Lourinhã

Investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA, da Universidade de Saragoça e da Universidade de Bona, apoiados pelo Museu da Lourinhã e pela Sociedade de História Natural de Torres Vedras, descobriram uma nova espécie de dinossauro: Hesperonyx martinhotomasorum. Este animal é um dinossauro herbívoro, bípede, relativamente pequeno, que percorria a zona da Lourinhã há 150 milhões de anos.

De acordo com um comunicado do Museu da Lourinhã, os vestígios fósseis do Jurássico Superior, mais concretamente um pé de dinossauro quase completo e semi-articulado, foram descobertos na Praia de Porto Dinheiro, durante uma das escavações realizadas no verão de 2021.

O espécime foi preparado no Laboratório do Museu da Lourinhã e, no início, a anatomia deste espécime intrigou os cientistas. Segundo palavras de Lucrezia Ferrari, a estudante que preparou o espécime: “Simplesmente não correspondia a nada que havíamos visto antes”. “Era algo familiar, mas tinha várias características que pareciam incomuns” acrescentou Filippo Maria Rotatori, líder do estudo publicado.

O novo dinossauro é um dinossauro iguanodontiano de pequeno porte, bastante raro no Jurássico da Europa. O seu nome foi-lhe atribuído em homenagem a Micael Martinho e Carla Tomás, os Preparadores de Fósseis do Museu da Lourinhã. 

Esta descoberta indica que o ecossistema da Formação da Lourinhã ainda tem muitas surpresas para oferecer. Miguel Moreno-Azanza, orientador principal de Filippo, observou: “Esta é uma descoberta maravilhosa e também um grande exemplo de como as colaborações científicas em Paleontologia podem ajudar a alcançar grandes resultados. Esta investigação envolveu universidades muito conhecidas (Universidade NOVA de Lisboa, Universidade de Saragoça e Universidade de Bona), mas também museus e associações locais (Museu da Lourinhã e Sociedade de História Natural de Torres Vedras)”.

O exemplar pode ser observado no Museu da Lourinhã, na exposição paleontológica permanente.

Reconstituição do Hesperonyx martinhotomasorum