Nova Unidade Local de Saúde do Oeste já está a funcionar

Já está a funcionar a nova Unidade Local de Saúde do Oeste, entidade que agrega o Centro Hospitalar do Oeste com o ACES – Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Norte e o ACES Oeste Sul. Com este processo em curso extingue-se a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

De acordo com um comunicado enviado à redação da RCL, “No decorrer dos últimos meses, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste em conjunto com a Direção Executiva do ACES Oeste Sul e com a Direção Executiva do ACES Oeste Norte trabalharam em conjunto no processo de desenvolvimento da Unidade Local de Saúde do Oeste, com o objetivo de garantir que, no dia 1 de janeiro de 2024, exista uma estrutura apta a receber a nova dinâmica e organização que será nova para todos os Profissionais”.

A criação desta unidade de saúde, que entrou em funções segunda-feira (01/01), visa dar resposta e acompanhamento à população do Oeste.

O número de residentes nesta área geográfica é de cerca de 235 mil habitantes distribuídos por aproximadamente 1.348km2. O centro hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras,  tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro) abrange cerca de 298.390 habitantes, segundo os Censos do Instituto Nacional de Estatística.