“O Fascinante Mundo das Borboletas na Lourinhã” – projeto foi apresentado no Planalto das Cesaredas
Despertar a população para o conhecimento e preservação do património natural do concelho da Lourinhã está entre os objetivos do projeto “O Fascinante Mundo das Borboletas na Lourinhã”. O projeto, que venceu a 7.ª edição do Orçamento Participativo da Lourinhã na categoria Ambiente, em 2021, foi apresentado no último sábado, 17 de junho, no Planalto das Cesaredas à população.
Hélder Cardoso, coordenador do projeto, explica que o objetivo é continuar a promover amostragens mensais de borboletas noturnas e dar início à inventariação de borboletas diurnas, sobretudo no Planalto das Cesaredas, “onde existem uma grande variedade de habitats representativa do concelho”.
Um projeto, conta-nos, que pretende envolver a comunidade escolar.
Durante os próximos dois anos vão ser promovidas várias ações para divulgar e sensibilizar a comunidade para a importância que as borboletas têm no ecossistema.
No âmbito do projeto, vão ser criados dois guias: um dedicado às borboletas diurnas e outro às borboletas noturnas. Os guias vão apresentar as espécies mais comuns.
O projeto, que conta com um orçamento de 9670 euros, vai contemplar também ações de formação e workshops para aqueles que queiram montar a sua estação de amostragem. Hélder Cardoso considera que esta será uma forma de “consolidar uma rede regional” de amostragem.
260 espécies de borboletas noturnas identificadas
Inventariar o número de espécies que ocorrem no Planalto das Cesaredas está entre os objetivos da Estação de Estudo de Borboletas Noturnas do planalto. Desde o início do projeto, no final de 2020, foram já identificadas 260 espécies de borboletas noturnas.
O coordenador do projeto considera que o “universo das borboletas noturnas é muito mais vasto que as diurnas”, no entanto, “sabe-se muito menos”, nomeadamente sobre a sua distribuição e ocorrência em Portugal.
A Estação de Estudo do Planalto das Cesaredas está integrada na Rede de Estações de Borboletas Noturnas. Ao todo, são 62 as estações que integram a rede. Três estão localizadas no concelho da Lourinhã, segundo dados da Rede de Estações de Borboletas Noturnas.
Através desta rede, já foi possível identificar duas novas espécies para Portugal.
“As borboletas estão intimamente ligadas com a diversidade vegetal”, refere Hélder Cardoso. Por isso, podem ser utilizadas como um “barómetro da qualidade dos habitats“.
O coordenador do projeto refere que as estações estão concentradas no litoral do país. Para contrariar essa situação, pretendem incentivar a população e associações do interior do país a montarem as suas Estações de Estudo de Borboletas Noturnas.