Ocean Spirit está de regresso a Santa Cruz com 10 dias de desporto e música

Foto: DR

O Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas regressa à Praia do Mirante, em Santa Cruz, de 15 a 24 de julho. Os desportos de ondas continuam a ser a âncora do festival, numa edição em que a programação musical inclui nomes do panorama nacional, como Dino d’Santiago, Mastiksoul, Deejay Kamala e NBC.

Na apresentação da 14.ª edição do evento, que aconteceu ontem, no Hotel Golf Mar, em Porto Novo, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, destacou a realização do Eurosurf Junior, com a participação de 15 seleções, “que alavancam a nossa economia, alavancam o turismo e fazem conhecer este nosso recanto”. Laura Rodrigues anunciou também o regresso da animação musical noturna, após um período em que se procurou consolidar a vertente desportiva do evento.

Sobre o Eurosurf Junior, o presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, adiantou que este campeonato “é um dos principais europeus” e que irá trazer até Santa Cruz, de 17 a 23 de julho, cerca de 173 atletas.

O calendário desportivo do evento não se esgota nesta prova desportiva. No fim de semana de 16 e 17 de julho, irá realizar-se o Internacional de Skimboard, com 70 atletas de 8 países, “que é já uma prova emblemática de Santa Cruz”, referiu o presidente da Associação Sealand Santa Cruz, António Fonseca.

O dia 23 ou 24 de julho, mediante as condições do mar, ficará marcado pela realização da quarta etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf, com 42 atletas nacionais.

Todas as noites do festival terão atuações de bandas e dj’s, de entrada gratuita, até às 2h, com destaque para os artistas: Deejay Kamala e NBC (16 de julho), Filipe Gonçalves (17 de julho), Favela Lacroix (18 de julho), Quem é o Bob (19 de julho), Fresh P e Big (21 de julho), Dino d’Santiago (22 de julho), Mastiksoul (23 de julho) e Cenoura & Amigos (24 de julho).
A 14.ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit conta, ainda, com a Jet Ski Freestyle Session, no dia 24 de julho, com 10 atletas.

Paralelamente, o evento apresenta uma componente de experimentação e formação, com happy-hours de experimentação de kayaksurf e SUP na piscina, de 16 a 24 de julho; aulas sunset de pilates, yoga e outras atividades, em parceria com ginásios locais, de 18 a 22 de julho; surf adaptado, em parceria com a Surf Addict, no dia 20 de julho; e a iniciativa “Salva e Salva-te”, que irá consistir numa formação sobre salvamento com os Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, no dia 21 de julho.

A sensibilização ambiental continua a ser uma das prioridades do evento, que conta com um serviço educativo, com o tema “Recuperação dos Ecossistemas”, dinamizado em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras, a Águas do Tejo Atlântico, a Valorsul, a Associação Bandeira Azul da Europa, o Guardião do Oceano e o Mar à Deriva.

Nesta edição, o Santa Cruz Ocean Spirit volta a ser um Ecoevento Valorsul, procurando assim reduzir o impacto ambiental resultante do evento e promovendo a gestão adequada de resíduos. O festival integra, ainda, o projeto internacional “CAPonLITTER”, coordenado em Portugal pela Faculdade Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, visando capitalizar as boas práticas costeiras e melhorar as políticas de prevenção do lixo marinho, através da troca de experiências e da aprendizagem inter-regional.