Oeste CIM disponibiliza 22 mil euros para financiar Gabinete de Apoio à Vítima da região

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (Oeste CIM) decidiu atribuir uma verba de 22 mil euros para financiar o Gabinete Intermunicipal de Apoio à Vítima (GIAV) de Violência Doméstica da região.

Em declarações à Agência Lusa, citado pelo jornal Público, o primeiro secretário da Oeste CIM, Paulo Simões, disse que a verba pretende apoiar o projecto, ao longo deste ano. O objectivo é alargar o gabinete aos 12 concelhos da região.

Em 2019, a resposta do GIAV esteve comprometida por falta de financiamento, depois de ter terminado o apoio recebido no âmbito do Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego (POISE). Até Maio desse ano, quando terminou o apoio, o GIAV atendia uma média de 62 casos por mês e passou a atender menos casos e a dispor de menos técnicos.

O gabinete foi criado em 2010 em Torres Vedras, mas por receber vítimas de outros concelhos da região, passou efectuar em 2016 visitas descentralizadas aos concelhos de Lourinhã, Cadaval, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Nazaré, Óbidos, Peniche e Sobral de Monte Agraço.

Entre 2016 e 2019 foram atendidas 378 vítimas de violência doméstica, das quais mais de metade corresponderam a novos casos. O atendimento de vítimas de violência doméstica aumentou 13,5% na região graças ao GIAV, contribuindo para não haver casos mortais.

O trabalho resultou da parceria entre Gabinete Intermunicipal de Apoio à Vítima, câmaras municipais e IPSS, Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, Segurança Social, Instituto do Emprego e da Formação Profissional, Ministério Público e Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul.