Oeste Sustentável lança programa de apoio aos municípios para projectos de transição energética
A Oeste Sustentável – a Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste – promove amanhã (7 de Março) o lançamento do programa European City Facility. Trata-se de um projecto que pretendem apoiar os municípios europeus, de pequena e média dimensão, a encontrar soluções e financiamento para colocar em prática projectos relacionados com a transição energética.
Num comunicado enviado à nossa redacção, a Oeste Sustentável explica que este programa foi lançado a 19 de Fevereiro e pretende acelerar a implementação dos Planos de Acção para a Energia e Clima da União Europeia. Financiado pelo programa Horizonte 2020, em cerca de 13 milhões de euros, o European City Facility dá apoio financeiro, técnico, jurídico e prático, de modo a que as cidades desenvolvam um conjunto de projectos e conceitos de investimento em energia sustentável que possam desencadear investimentos públicos e privados.
Todos os municípios vão ter a oportunidade de se candidatar aos quatro avisos previstos que vão ser abertos nos próximos dois anos. Durante o período de candidaturas, os municípios têm a oportunidade de apresentar uma candidatura e de ser apoiados, em português, por um ponto de contacto nacional que tem a função de os conduzir a uma candidatura competitiva. Os municípios portugueses serão avaliados em conjunto com outros da região sul da Europa (Espanha, Itália, Grécia, Malta e Chipre). Os municípios com as melhores candidaturas vão ser financiados com 60 mil euros e terão até 12 meses para desenvolverem os conceitos de investimento.
Neste sentido a Oeste Sustentável vai realizar amanhã, às 10h, um seminário online para o lançamento deste programa. Os interessados podem fazer aqui o seu registo gratuito.