Operação “Recolhimento Total”: GNR e PSP intensificam fiscalização

A GNR e a PSP estão a intensificar o patrulhamento, com acções de sensibilização e fiscalização em todo o país, para garantir o cumprimento das normas do estado de emergência. “Operação Recolhimento Total” foi o mote dado a esta operação, que vai decorrer até às 23h59 da próxima quarta-feira. Esta operação conjunta tem como objectivo obrigar toda a população a cumprir as regras determinadas pelo estado de emergência, no âmbito do combate a propagação do COVID-19.

No âmbito do estado de emergência estão proibidos ajuntamentos com mais de cinco pessoas e quem sair de casa para trabalhar deverá apresentar uma declaração da entidade patronal. A população não pode também sair do seu concelho de residência.

Nesta operação, os militares da GNR vão fiscalizar os principais eixos rodoviários, que ligam as maiores cidades ao Interior do país, Centro e Algarve. Vão também decorrer acções de fiscalização em itinerários complementares.

Já a PSP vai ter um controlo apertado sobre as aglomerações de pessoas (limitadas a um máximo de cinco) nos grandes centros urbanos, vai controlar as medidas de confinamento e circulação de pessoas nos espaços públicos, zonas históricas e turísticas.

Recorde-se que o Ministério da Administração Interna autorizou a PSP a utilizar drones com câmaras de videovigilância durante o Estado de Emergência.

A operação conjunta da GNR e da PSP vai decorrer até 8 de Abril.