Prémio Literário ‘Livros a Oeste’ contou com 24 participações – conheça os vencedores

“[escrever] Deixa a mente fluir, deixa o nosso pensamento no papel e estimula a imaginação e criatividade”. É por este motivo que o Município da Lourinhã continua a apostar no Prémio Literário ‘Livros a Oeste’. Quem o diz é José Tomé, vereador da Cultura e Educação no município.

Na sessão de inauguração do Festival Literário ‘Livros a Oeste’, o autarca referiu ainda que a prática regular e orientada da escrita “pode ser a chave para descobrir um talento literário ou apenas ajudar a dominar uma boa técnica de expressão”.

‘À procura do tempo perdido’ foi o tema escolhido para esta edição do concurso, uma homenagem ao centenário da obra de Marcel Proust, que contou com 24 participações: 17 do 3.º ciclo, cinco do Ensino Secundário e duas do público em geral.

O prémio divide-se em três categorias – 3.º ciclo, Ensino Secundário e público em geral (até aos 30 anos). Para cada uma destas categorias, é atribuído um prémio monetário: 200 euros (1.º prémio), 100 euros (2.º prémio) e 50 euros (3.º prémio).

Vencedores categoria A, 3.º ciclo

1.º Rui Pedro Vala Chagas da Costa Justino – “Aurora Boreal”

2.º Francisco Santos – “À procura de Ceuta”

3.º Maria Judite Tavares Rodrigues Fraga Amaro – “Em Busca do Tempo Perdido”

Vencedores categoria B, Ensino Secundário

1.º Ana Patrícia Alves Araújo – “Bartolomeu Dias”

2.º Sara Isabel Lourenço Vieira – “À Procura do Tempo Perdido”

3.º Inês Matias – “Uma caixa, duas vidas, tempo preso”

Vencedor categoria C, público em geral

Diana Melo de Oliveira – “Um jardineiro numa lavandaria”