Protecção Civil emite alerta para o mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população a dar conta do agravamento do estado do tempo em Portugal continental, com períodos de chuva forte, neve, vento e agitação marítima.

Em comunicado enviado à nossa redacção, a Protecção Civil recorda as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que apontam para “períodos de precipitação, por vezes forte”, que podem ser acompanhados de trovoada nas regiões montanhosas do Norte e Centro, em especial junto ao litoral. O IPMA alerta ainda para o aumento da agitação marítima e para a possibilidade de queda de neve.

Face a este quadro meteorológico, há a possibilidade da ocorrência de cheias em meio urbano e nas áreas de maior vulnerabilidade, assim como a acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água na estrada. A Protecção Civil recomenda a adopção de “comportamentos adequados”, sobretudo nas zonas de maior risco.

Entre os conselhos deixados, está a desobstrução dos sistemas de escoamento, a adopção de uma condução defensiva e não atravessar zonas inundadas. A Protecção Civil apela ainda para um cuidado especial na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas.

O mau tempo, com vento e precipitação fortes e agitação marítima estão associados à passagem da depressão Gaetan.