PS vence Eleições Legislativas na Lourinhã

O Partido Socialista (PS) ganhou as Eleições Legislativas no Concelho da Lourinhã com 35,35% dos votos, ou seja 4.809. O PSD voltou a ser a segunda força política mais votada neste acto eleitoral, com 33,95% dos votos, 4.496.

Se nas legislativas de 2019 o Bloco de Esquerda tinha sido a terceira força política mais votada no concelho, esse lugar é agora ocupado pelo Chega, que conseguiu 1.574 votos, o que representa 11,57%. Segue-se a Iniciativa Liberal, com 565 votos (4,15%) e Bloco de Esquerda com 549 votos (4,04%).

Ao nível das freguesias, o PS venceu nas freguesias de Lourinhã e Atalaia, Miragaia e Marteleira, Reguengo Grande, São Bartolomeu dos Galegos e Moledo e no Vimeiro. Já os sociais-democratas foram os mais votados na Moita dos Ferreiros, Ribamar e Santa Bárbara.

Nestas eleições legislativas, à semelhança do que aconteceu a nível nacional, houve uma diminuição da taxa de abstenção. Dos 23.391 inscritos nos cadernos eleitorais do concelho, votaram 13.603 eleitores, ou seja 58,15%. Registaram-se 202 votos em branco (1,48%) e 187 votos nulos (1,37%).

Na região Oeste, o PS venceu as eleições em 11 dos 12 concelhos, com excepção de Alcobaça, município onde venceu o PSD.

PS consegue maioria absoluta

A nível nacional, o Partido Socialista venceu, pela primeira vez na história, todos os círculos eleitorais do continente, com os socialistas a conseguirem a maioria absoluta com 41,6% dos votos e 117 deputados eleitos.

No seu discurso de vitória, António Costa prometeu não governar sozinho apesar de ter conseguido uma maioria absoluta. De acordo com o secretário-geral do PS, a vitória foi da “humildade, da confiança e da estabilidade”.

O secretário-geral do PS disse ainda que o partido tem consciência de que “esta maioria só foi possível porque se juntaram aos socialistas muitos milhares de votos de diferentes origens políticas, mas que entenderam que o PS podia garantir estabilidade no país”, sublinhando que saberá interpretar fielmente o mandato que lhe foi conferido pelos portugueses.