PSD Área Oeste leva moção estratégica sobre a saúde ao congresso nacional

O PSD Área Oeste vai apresentar no congresso nacional do partido uma moção sobre a urgência de medidas que valorizem a carreira dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde e da construção de um novo hospital para a região. O anúncio foi feito esta segunda-feira, em conferência de imprensa.

Face à “situação caótica” na saúde, nomeadamente “no que respeita aos cuidados de saúde primários”, os sociais-democratas propõem “a adoção de medidas que vão ao encontro da valorização e motivação dos diversos profissionais de saúde que já se encontram no SNS” para resolver o problema da falta de médicos.

Entre as medidas defendidas pelo PSD Área Oeste está a revisão da progressão das carreiras.

Os sociais-democratas criticam o PS por “não conseguir aceitar as propostas do PSD”, o que tem levado “a uma contínua e progressiva degradação no setor da saúde” no Oeste.

A juntar à falta de médicos nos centros de saúde na região, os utentes “não conseguem marcação de consulta”, levando o Governo PS a “poupar milhares de euros em exames complementares de diagnóstico e comparticipação de medicamentos” e, quando os conseguem, “se deparam com longas listas de espera” para os efetuar no setor público.

“Este não é só um problema do Oeste”, sublinham na moção, mas sim “um problema que o Partido Socialista não consegue resolver”.

Novo hospital do Oeste

Para o PSD Área Oeste, é “urgente” iniciar a construção do novo hospital para a região. Para os sociais-democratas, a infraestrutura devem ser num local central e de acesso direto à A8.

Os sociais-democratas criticam que o Governo não tenha inscrito no Orçamento do Estado verbas para iniciar os estudos e os projetos de construção do novo hospital.

No documento, alertam ainda para a “falta de condições” dos hospitais de Torres Vedras, Caldas da Rainha e Peniche, e para a “dificuldade na gestão das três unidades” e “duas urgências que implicam a transferência inter-hospitalar de doentes”.

A moção “Saúde no Oeste” vai ser apresentada no congresso do PSD, que decorre de 1 a 3 de julho, no Porto.

Recorde-se que o PSD Área Oeste integra as concelhias da Lourinhã, Torres Vedras, Cadaval, Alenquer, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço.