“Yana e Ravi, amizade, para além…”: município lança projeto sobre a união dos povos

“Yana e Ravi, amizade, para além…” é o nome do novo livro lançado pela Câmara Municipal da Lourinhã. A obra aborda o conflito que se vive na Ucrânia e pretende passar uma mensagem de união entre povos.

A apresentação aconteceu esta terça-feira, 28 de junho, na Escola Básica do Seixal, numa sessão que contou com a presença de alunos e representantes de várias entidades do município, com responsabilidade em matéria de educação. A escolha pela Escola Básica do Seixal para a apresentação do projeto prende-se, segundo o município, “com o fato de ser uma escola que se carateriza pela diversidade cultural dos alunos que a frequentam, bem como pelo exemplo de boas práticas de integração e acolhimento”.

Na apresentação do livro, José Tomé, vereador com o pelouro da educação no município, destacou o bom acolhimento nas escolas dos jovens ucranianos que chegaram ao concelho.

Este livro constitui uma iniciativa do Programa Aluno ao Centro – Lourinhã e foi desenvolvido pela Unidade Multidisciplinar de Apoio às Escolas que integram este programa.

Segundo a autarquia, “existe uma preocupação constante, por parte do município”, em dotar a comunidade de recursos facilitadores de práticas educativas capazes de gerar uma maior segurança e entendimento, quer a quem educa, quer a quem é educado, “face a um mundo cada vez mais volátil”.

Para José Tomé, este projeto serve também para dar um sinal de que o município está de “braços abertos” para ajudar aqueles que necessitem.

Com esta história, o município pretende contribuir para as crianças desenvolvam uma “cultura não violenta, que percebam que a paz começa em cada um de nós e com pequenos gestos no dia-a-dia”.

Para além do livro, que vai ser distribuído aos alunos das creches, jardins de infância e escolas básicas do concelho, o projeto conta ainda com um filme animado. O filme, disponível em três línguas – português, ucraniano e russo -, estão disponíveis no canal de Youtube do município.