Risco de incêndio: Estado de Alerta prolongado até sexta-feira

Foi prolongado até sexta-feira, dia 11 de Setembro, o estado de alerta devido ao risco de incêndio florestal, em 14 distritos a norte do rio Tejo, anunciou o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Lisboa, Leiria, Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Portalegre, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu são os distritos abrangidos pelo estado de alerta.

Durante este período é proibida a realização de queimas e queimadas e o uso de fogo-de-artifício ou de outros artefactos pirotécnicos. Estão também proibidos o acesso, a circulação e a permanência em espaços florestais “previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta contra Incêndios”.

Segundo Eduardo Cabrita, esta situação significa restrição de actividades, empenhamento de meios e de disponibilidade de todo o efectivo. A situação de alerta implica ainda o reforço da prontidão dos meios e dos agentes que participam nas operações de prevenção e combate a incêndios rurais e a activação das estruturas de coordenação.

Até sexta-feira estão também proibidos os trabalhos florestais e rurais com equipamentos eléctricos.