Secretário de Estado da Agricultura marcou presença no jantar-conferência da AIHO

A Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO) defendeu na noite desta quarta-feira, 23 de novembro, a necessidade de uma maior agilidade na gestão dos fundos aos produtores. O alerta foi deixado por Sérgio Ferreira, presidente da associação.

No Encontro da Fileira Hortícola do Oeste, promovido anualmente pela AIHO, e que juntou perto de 250 pessoas – entre entidades ligadas ao setor, entidades governamentais, empresário agrícola e produtores da região -, Sérgio Ferreira chamou a atenção para a necessidade de soluções de regadio. “Não as temos”, sublinhou o presidente da associação.

Sérgio Ferreira, presidente da AIHO

Sem estas soluções, diz Sérgio Ferreira, “não vamos conseguir manter aquilo que conhecemos da atual agricultura e horticultura”.

O aproveitamento de águas residuais tratadas é uma solução para fazer às necessidades dos produtos. “Uma solução ganhadora”, tanto para a agricultura como para o ambiente, referiu o Secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho.

O governante, que marcou presença na quarta edição do evento, garantiu que, através do PEPAC – o Plano estratégico da Política Agrícola Comum 2023/2027 – será possível dar respostas às dificuldades sentidas pelo produtores.

Rui Martinho, Secretário de Estado da Agricultura

Agricultura na economia torriense

A agricultura representa quase 70% da economia do concelho de Torres Vedras. Um peso “muito significativo”, sublinha Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal.

A água, a digitalização e as alterações climáticas foram alguns dos desafios enumerados pela autarca. No que à utilização da água diz respeito, Laura Rodrigues aguarda a abertura de candidaturas que vão permitir implementar no território projetos para o reaproveitamento das águas residuais.

“Os agricultores da nossa região são os mais jovens e os mais qualificados do país”, sublinhou a autarca, destacando a sua capacidade de inovação e resiliência.

Laura Rodrigues, presidente da Câmara de Torres Vedras

Extinção das direções regionais

É com “desagrado” e “preocupação” que a AIHO vê a extinção das Direções Regionais de Agricultura. Sérgio Ferreira defende que a Delegação Regional do Oeste foi “fundamental” para o desenvolvimento da região.

Rui Martinho garante que os serviços regionais não vão desaparecer. O Secretário de Estado da Agricultura refere que, com a criação de sinergias, será possível prestar um melhor serviço aos agricultores.

A intenção do Governo é descentralizar as Direções Regionais de Agricultura, integrando as suas competências, numa lógica de regionalização, nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

Gala de prémios

O Encontro da Fileira Hortícola do Oeste serviu de palco para a primeira edição da Gala da Fileira Hortícola do Oeste, onde foram entregues os prémios ‘Oeste d’Oiro’. Ao todo foram atribuídos seis prémios, entre os quais o prémio Carreira, galardão que foi entregue ao empresário de Peniche José Artur Vala, da Horta Pronta, com sede em Atouguia da Baleia. Conheça os restantes vencedores:

  • Prémio Inovação: Hortodescanso
  • Prémio Sustentabilidade: Hortomaria
  • Prémio Empreendedorismo: Emergosol
  • Prémio Jovem Agricultor: Tomás Glória
  • Prémio Figura do Ano: José Nuno Lacerda Fonseca (Diretor Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo)