Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa veio à Lourinhã conhecer projetos das Smart Cities

O Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, esteve na Lourinhã no passado dia 23 deste mês para conhecer os projetos desenvolvidos pelo município no âmbito das Smart Cities.

A plataforma Lourinhã-Governança Transparente e o projeto Lights on, Lights off foram os dois projetos apresentados ao governante. Projetos, diz o Secretário de Estado, que fazem da Lourinhã um exemplo a seguir.

A plataforma Lourinhã – Governança Transparente pretende ser um espaço de partilha entre a autarquia e os cidadãos, em que o principal objetivo é potenciar a transparência da execução da atividade municipal. Através da plataforma, o cidadão pode ficar a conhecer o programa estratégico que está a ser desenvolvido pela autarquia. É ainda possível consultar os projetos, em diversas áreas, que foram executados pelo município no último mandato autárquico.

Para além de aceder aos eixos estratégicos e às respetivas áreas de intervenção, o munícipe pode acompanhar, através da consulta ou da recepção de notificações, a execução das medidas que integram cada uma das áreas de intervenção, tendo assim informação concreta para questionar, mas também para analisar de forma séria o trabalho diário que a autarquia está a desenvolver.

Quanto ao projeto Lights on, Lights off, resulta de uma parceria entre a autarquia, a Vodafone e a Lightenjin. Em 2016, através desta parceria, as luminárias do centro da vila foram substituídas por lâmpadas LED. Através de uma plataforma, é possível monitorizar e gerir as luminárias LED, o que permite à autarquia uma redução com os custos com a iluminação pública em mais de 80%.

Adequar a iluminação, ponto a ponto, às exigências de cada espaço e definir perfis horários especiais para dias festivos são outras das vantagens deste projeto. Em 2016, quando foi implementado, este sistema abrangeu 35 luminárias. Atualmente, são cerca de 160 as luminárias com o sistema Light on, Lights off.

Partilha de boas práticas

A visita do governante ao concelho da Lourinhã faz parte de um périplo a vilas e cidades portuguesas que se destacam por terem projetos Smart City consolidados e que cumprem com indicadores de inteligência urbana, de sustentabilidade e de replicabilidade. A visita decorreu no âmbito da Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes, que será desenvolvido pelo Governo.

Na visita à Lourinhã, Mário Campolargo destacou a importância da partilha de conhecimentos e boas práticas entre as várias autarquias e Comunidades Intermunicipais do país.

A visita de Mário Campolargo à Lourinhã foi ainda uma oportunidade para o governante ficar a conhecer o projeto-piloto da Comunidade Intermunicipal do Oeste para a criação da plataforma Smart Region.

O projeto Oeste Smart Region visa a criação de uma Plataforma Analítica Integrada de Inteligência Territorial Smart Region e da app Visit Oeste, em que o objetivo é ajudar os 12 municípios da região a definir políticas públicas, de gestão do território e infraestruturas e também na dinamização de atividades económicas, com especial destaque para o turismo inteligente e sustentável.

A plataforma permite a recolha, o armazenamento, o processamento e a análise de dados provenientes dos sistemas operacionais e das redes de sensores municipais, integrados com os dados gerados pelas redes Wi-Fi públicas destes municípios, aproveitando o potencial de criação de capacidades analíticas, que foi gerado pelas iniciativas Wi-Fi dos Centros Históricos do Turismo de Portugal, e WiFi4EU da Comissão Europeia.