AIHO vai criar selo para distinguir hortícolas produzidos na região

A Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO) apresentou uma candidatura ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), com vista à criação de um selo que distinga os produtos hortícolas produzidos na região. Falamos do projeto Oeste HortiPromInov. A candidatura, apresentada em setembro deste ano, vai permitir criar valor acrescentado aos produtos da região.

Renato Gouveia, da associação, explica que a criação do projeto envolveu 11 pequenas e médias empresas da região. No entanto, o selo é para ser utilizado por todos os sócios da associação.

Para além de potenciar o território e diferenciar os hortícolas da região dos demais, o projeto tem ainda uma vertente de inovação. A associação pretende criar uma plataforma que permita a rastreabilidade do produto – do campo até ao consumidor final – e a gestão do desperdício alimentar.

Caso venha a ser aprovado, o projeto irá arrancar em janeiro do próximo ano, com uma duração de três anos. Numa fase inicial, o Oeste HortiPomInov conta com uma dotação orçamental de 978 mil euros.