Sessão solene do Dia do Concelho

Celebra-se hoje, dia 24 de Junho, mais um Feriado Municipal. Este ano as celebrações “têm outro significado”, palavras de João Duarte Carvalho, dada a presença da comitiva de Bad Liebenzell e da representação de Deuil-la-Barre – municípios com os quais a Lourinhã é geminada.

A sessão solene teve lugar no Auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense (AMAL) e contou com as intervenções dos líderes de bancada dos partidos com assento na Assembleia Municipal, do Presidente da Assembleia Municipal, António Alberto Santos, e do Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Carvalho.

José Soeiro fez a primeira intervenção da sessão, em representação da CDU. No seu discurso, partilhou algumas perguntas deixando-as como sugestão para os companheiros da Assembleia Municipal.

José Soeiro

A segunda intervenção, a de José Nuno Carvalho, em representação do CDS-PP e a sua última intervenção como líder de bancada, ficou marcada por uma retrospectiva em relação ao desenvolvimento da Lourinhã pós 25 de Abril. Falou do “forte crescimento”, da “enorme dívida” e dos “fortes constrangimentos” até 2020, considerando que os próximos anos são “de apertar o cinto”.

José Nuno Carvalho

Em representação do PSD, a intervenção de Filomena Frade, que aproveitou a ocasião para homenagear todos aqueles que têm contribuído para ajudar a comunidade local a ultrapassar a pandemia. Referiu-se também às medidas propostas pela bancada parlamentar do PSD, para contribuir para os níveis de abstenção.

Filomena Frade

“Querer sempre mais e melhor para a Lourinhã” – é esse o compromisso assumido pela bancada parlamentar do PS, destacado no discurso de Susana Gonçalves.

Susana Gonçalves

Esta sessão solene evocativa do Dia do Concelho ficou ainda marcada pela presença de representantes das duas vilas geminadas com a Lourinhã: uma francesa e outra alemã. Na ausência da Presidente da Câmara de Deuil-la-Barre, Alberto Pereira, Conselheiro Municipal, leu a mensagem da presidente e aproveitou a ocasião para anunciar um evento a acontecer no próximo mês de Setembro.

Alberto Pereira

O Presidente da Câmara de Bad Liebenzell também esteve presente na sessão. Manifestou a vontade de visitas mútuas e da discussão de assuntos comuns. Entre eles o desporto, a cultura, bombeiros, encontros no café e oportunidades de formação.

Presidente da Câmara de Bad Liebenzell

No seu discurso, o Presidente da Assembleia Municipal, António Alberto Santos, evocou a história da Lourinhã, referiu-se ao respeito que a Lourinhã merece por parte do poder central e apelou ao entendimento dos autarcas oestinos para a localização do futuro hospital do Oeste.

António Alberto Santos

A terminar os discursos da sessão solene, a intervenção de João Duarte Carvalho, Presidente da Câmara Municipal, a vincar que apesar das dificuldades motivadas pela pandemia mantém o compromisso para com os lourinhanenses.

João Duarte Carvalho

As cerimónias do Feriado Municipal terminaram com a atribuição da Medalha Municipal de Honra ao Padre Joaquim Batalha.

Padre Joaquim Batalha

No seu discurso, o Padre Joaquim Batalha revisitou vários dos momentos importantes da sua vida, salientando as pessoas que com ele têm feito este percurso.

As celebrações do dia do concelho prosseguem esta tarde, com a inauguração do Espaço Museológico “Olhar o mar”, em Ribamar, e com a apresentação do livro “O outro lado da Pandemia: o que se vive para lá dos cuidados intensivos” de Marli Vitorino.