Lourinhã: Bandeiras Azuis, Qualidade de Ouro e de Acessibilidade já foram hasteadas

A qualidade das praias do Concelho da Lourinhã ao nível das águas, da sua segurança, serviços e infraestruturas, foi hoje reafirmada com o hastear das bandeiras. A cerimónia decorreu em seis praias do concelho que cumprem os vários requisitos de qualidade e foi presidida pelo Vereador João Serra, com o pelouro da Gestão do Litoral.

Nesta época balnear há mais uma Bandeira Azul içada no concelho – estamos a falar da Praia da Areia Branca – Foz. Para o autarca, este galardão vem reconhecer o trabalho feito pelo município ao longo dos últimos anos.

Para além da Bandeira Azul foi também hasteada na Praia da Areia Branca – Foz a Bandeira Praia Acessível: um galardão atribuído pela Comissão Nacional de Coordenação para o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência e que distingue as praias acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada.

A época balnear arrancou a 12 Junho na Lourinhã e, segundo João Serra, a Praia da Peralta é a única em que ainda falta colocar um nadador-salvador. A praia está por isso com “meia-vigilância”, não sendo possível hastear, para já, a bandeira de vigilância.

Para contribuir para o sentimento de segurança da população e daqueles que frequentam as praias do concelho, o município disponibilizou uma viatura à Autoridade Marítima Nacional. A viatura foi cedida até 12 de Setembro – altura em que termina a época balnear – e irá servir para fiscalizar as várias praias do concelho.

Para além da Praia da Areia Branca – Foz, a BandeiraAzul foi também hasteada na Praia do Areal, Praia da Areia Branca e Praia do Valmitão. A Bandeira de Qualidade de Ouro foi hasteada na Praia da Peralta, Porto Dinheiro e em Valmitão. Por fim, a Bandeira Praia Acessível, foi colocada na Praia da Areia Branca, Areia Branca – Foz, Areal Sul, Peralta e Valmitão.