‘Calhau no Planalto’ arranca este sábado, numa edição de união da arte com a natureza

Levar a arte a lugares improváveis e envolvê-la com a natureza é o objectivo da mostra de arte ‘Calhau no Planalto’. Trata-se da segunda edição do evento que, este ano, ultrapassa as barreiras territoriais e se estende também a algumas localidades da Freguesia do Reguengo Grande. Promovida pela Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas, com a curadoria do artista Manuel d’Olivares, o evento vai decorrer a 26 e 27 de Junho e a 3 e 4 de Julho, com passagem pelo Moledo, Reguengo Grande, Vale Cornaga, Pena Seca, Reguengo Pequeno e Cesaredas.

Maria Matos, da associação organizadora, considera que o facto de a arte se espalhar por vários locais do Planalto se torna numa “mais valia”, assumindo um papel especial em tempos de pandemia.

A promotora da iniciativa considera que o Moledo é o “coração” da mostra, tendo depois outros membros espelhados pelo território do Planalto.

Com a expansão do evento ao Reguengo Grande, pretende-se também ligar as duas freguesias, criando laços entre as pessoas das várias localidades. Quem o diz é Manuel d’Olivares, curador do evento, que afirma que a ideia da mostra de arte é fazer “dialogar as obras [de arte] com os espaços” onde estão inseridas.

Os trabalhos realizados a propósito do evento vão ser colocados em vários locais das duas freguesias e pretendem chamar a atenção das pessoas para o seu património: quer seja o natural, o cultural, o imaterial e o edificado.

Da escultura à pintura, são várias as manifestações de arte que podem ser vistas no ‘Calhau no Planalto’. Um dos pontos altos do evento será um concerto de música clássica que terá como pano de fundo a Pedreira da Barranca.

O concerto do pianista Miran Devetak está agendado para 3 de Julho, às 18h. A entrada é gratuita mediante reserva de bilhete pelo o número 261 449 100 ou 917 611 504. Pode também garantir o seu ingresso através do e-mail [email protected].

Inauguração inserida nas Festas do Concelho

A abertura da mostra de arte vai decorrer no Moledo, à 15h de sábado, no âmbito das celebrações das Festas do Concelho. No dia seguinte a inauguração decorre na Freguesia de Reguengo Grande, com uma visita ao Vale Cornaga e às Cesaredas, a partir das 17h.

No aldeia do Moledo, a inauguração será feita no Cabeço dos Moinhos, local onde foi criado um parque sensorial. Trata-se de um projecto da cidadania activa, que contou com o apoio da União de Freguesias e da Câmara Municipal. Algo que para Luísa Henriques, uma das dinamizadoras do projecto, mostra que “é possível a cidadania e as instituições trabalharem em conjunto, com o objectivo do bem comum”.

Este é um espaço que poderá ser utilizado por pessoas de todas as faixas etárias, sendo composto por um caminho sensorial, com uma área dedicada aos jogos tradicionais, com espaços de leitura e de meditação.

Luísa Henriques não sabe precisar quantas pessoas estão envolvidas neste projecto que arrancou há quatro anos. O projecto contou com a participação de quase todas as pessoas da aldeia do Moledo, através da doacção de plantas, de materiais ou de mão-de-obra.