Torres Vedras defende saída dos municípios do Oeste do Turismo do Centro

A Assembleia Municipal de Torres Vedras aprovou por unanimidade uma moção a defender a saída dos municípios do Oeste do Turismo Centro de Portugal e a sua inclusão no Turismo de Lisboa.

A moção, apresentada pelo PS, sustenta que, em 2012, “ninguém no território foi chamado a pronunciar-se” sobre a inclusão do Oeste no Turismo Centro de Portugal, com a fusão de regiões de turismo e a extinção do Turismo do Oeste, que tinha sido criada em 1984.

De acordo com o Torres Vedras Web, que cita a Agência Lusa, os deputados municipais referem na moção que o Turismo Centro de Portugal, com mais de uma centena de municípios associados, não possui identidade cultural.

Com a inclusão no Turismo Centro de Portugal, Torres Vedras defende que, desde 2012, se tem assistido a um “flagrante esvaziamento internacional do Oeste”.

Neste sentido, a Assembleia Municipal delibera pedir ao Governo um “procedimento urgente para a integração do Oeste na entidade regional Turismo de Lisboa”.

Com essa mudança, o Oeste passa a ser promovido através da marca internacional Lisboa, “à qual, por razões históricas, culturais, geográficas e de planeamento e ordenamento do território está intrinsecamente” ligado.

A moção vai ser enviada aos 12 municípios do Oeste e à Comunidade Intermunicipal do Oeste, às comunidades intermunicipais do Médio Tejo e Lezíria do Tejo, ao Turismo de Lisboa, à Agência Regional de Promoção Turística de Lisboa e ao Turismo de Portugal.