Torres Vedras entre os 10 finalistas do concurso de envelhecimento activo e saudável

O Município de Torres Vedras é um dos finalistas do concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Activo e Saudável. Esta é uma iniciativa promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e que, este ano, conta com 10 projectos finalistas.

Torres Vedras é finalista na categoria Vida+, com o projecto ‘Aqui e acolá por onde andará?’ – Maletas pedagógicas para trabalho com seniores.

O programa assenta na criação de um conjunto de produtos educativos – as maletas pedagógicas –, direccionadas ao público sénior. Circulam pelo concelho de forma itinerante, assumindo-se como ferramentas de mediação cultural, facilitadoras de experiências educativas.

O projecto foi implementado em Junho do ano passado, como resposta à crise pandémica. Direccionado para as IPSS de apoio a idosos, o município prevê alargar, no próximo ano, a iniciativa a seniores não institucionalizados.

Ao todo, revela a CCDRC, foram admitidas a concurso 145 candidaturas, promovidas por cerca de 123 entidades de 81 dos 100 municípios da região Centro, que abrange os 12 municípios do Oeste.

Os vencedores vão ser conhecidos no 8º Congresso Envelhecimento Activo e Saudável, que decorre a 7 de Dezembro em Coimbra.