Torres Vedras: município vai implementar programa de apoio à família e natalidade

‘Nascer e crescer em Torres Vedras’ dá nome ao programa de apoio à família e de promoção da natalidade que vai ser implementado pela Câmara Municipal em outubro deste ano. Em comunicado, o município explica que a medida destina-se a todas as famílias com bebés e crianças que sejam registadas no concelho a partir de Outubro e prolonga-se até que tenham 3 anos.

Com o objetivo de responder aos desafios inerentes ao nascimento e aos primeiros anos de crescimento, os apoios destinam-se às áreas de ‘saúde e bem-estar’ e ‘educação e cultura’. O programa contempla as seguintes medidas:

Saúde e bem-estar

  • Desconto de 50% na frequência de natação para bebés até aos 36 meses, em piscinas do concelho de Torres Vedras com protocolo com o Município.
  • Atribuição de dois vales de 30 € para compra de produtos de puericultura em farmácias ou parafarmácias com protocolo com o Município.
  • Atribuição de cinco vales de 20 € para aquisição de frutas e legumes no Mercado Municipal de Torres Vedras.
  • Atribuição de dois vales para participação gratuita em workshops no âmbito da alimentação saudável promovidos pelo Município ou entidades parceiras.

Educação e Cultura

  • Desconto de 50% na frequência de música para bebés até aos 36 meses, em escolas de música do Concelho com protocolo com o Município.
  • Atribuição de 1 vale para participação gratuita em workshop no âmbito da parentalidade positiva, promovido pelo Município ou entidades parceiras.
  • Atribuição de um “Kit de Leitura” com livros infantis, guias de parentalidade ou outros objetos que estimulem hábitos de leitura saudável nas crianças e restantes membros do agregado familiar.
  • Atribuição de um “Kit de Material Didático” constituído por jogos educativos e didáticos que possibilitem o desenvolvimento de diferentes competências, como linguagem, cálculo, raciocínio lógico e motricidade.
  • Atribuição de vales (para todos os elementos do agregado familiar) para gratuitidade de cinco ações culturais (como espetáculos, workshops, entre outros) destinados a crianças e famílias, promovidos pelo Município ou entidades parceiras.
  • Atribuição de três vales (para todos os elementos do agregado familiar) para gratuitidade de entrada nos museus e espaços culturais do Município.

Os pais, adotantes ou pessoas a quem legalmente se atribuiu a Regulação das Responsabilidades Parentais podem requerer o apoio no prazo máximo de 45 dias após o nascimento ou adoção da criança. As candidaturas ficam disponíveis em setembro, através do site da autarquia.